Falta de Viabilidade Oi Velox: Meu Caso e Dicas para se Livrar do Problema

Você que tem telefone fixo da Oi e deseja ter também internet banda larga fixa mas sempre que liga para o 10331 da Oi, escuta das atendentes que no momento a linha telefônica não tem viabilidade técnica para o Velox por falta de portas disponíveis. Saiba que eu também já enfrentei esse problema no passado e agora estou novamente nessa situação para adquirir um novo Velox.

Vou contar o meu caso e no final do artigo vou dar algumas dicas para que você tenha mais chances de ter o Velox na sua linha telefônica e evite cair em algumas armadilhas da Oi no futuro depois que já tiver a banda larga fixa.

Eu tinha o Oi Velox desde agosto de 2010 na minha linha telefônica. Na época, assinei o plano de 1 mega pois era a maior velocidade que a Oi oferecia para o meu bairro. Fiquei com essa velocidade por alguns meses até que houve um reajuste na assinatura (na época o plano de 1 mega era bem caro e com o reajuste, ficou mais caro ainda). Diante do reajuste, liguei para a Oi e durante a negociação com a atendente, acabei optando pela redução de velocidade para 600kbps.

Fiquei nessa velocidade por mais alguns meses até que a Oi baixou o preço do Velox em seu site e eu percebi que com o preço mais baixo do plano de 1 mega, dava para eu voltar para essa velocidade. Foi aí que começaram os problemas, pois ao ligar para a Oi, escutei das atendentes que no momento, a minha linha telefônica não tinha viabilidade para uma velocidade maior que 600kbps. Aleguei que eu já tive a velocidade de 1 mega e apenas queria voltar para essa velocidade, mas não teve jeito. Tive que me contentar em continuar com o plano de 600kbps.

Até que em maio de 2012, acabei me mudando e pedi a Oi a transferência da minha linha telefônica para o novo endereço. O telefone foi instalado e eu acabei tendo que pedir um novo Velox pois o que eu já tinha foi cancelado automaticamente pela Oi durante a transferência do telefone. No televendas da Oi, foi oferecido até 10 megas do Velox, mas eu contratei o plano de 2 megas por R$29,90 (na época, a Oi estava vendendo o plano de 1 e 2 megas pelo mesmo preço) e fiquei com essa velocidade até março de 2014.

Foi aí que houve um novo reajuste na assinatura (já havia tido um reajuste em 2013 na qual eu já estava pagando R$46,90 pelo Velox de 2 megas). Só que em março de 2014, o preço subiu para R$77,90. Mais uma vez liguei para a Oi e durante a negociação, a atendente me disse que podia recolocar o preço de R$46,90 no plano de 2 megas ou caso eu reduzisse para 1 mega, eu pagaria apenas R$9,95 por um ano. Diante do preço irrisório, concordei com a redução de velocidade para 1 mega e de fato fiquei pagando apenas R$9,95 por 1 ano. Pelo lado financeiro, foi excelente ficar pagando apenas R$9,95 pelo Velox de 1 mega. Essa economia, me ajudou a juntar dinheiro para comprar os 4 receptores da Oi TV Livre que eu tenho e fazer uma assinatura básica de televisão com a Oi TV.

Só que em março desse ano, o preço do Velox de 1 mega voltou para R$29,90 e a partir daí, eu tentei ao menos, voltar para a velocidade de 2 megas porque o plano de 1 mega, já não era mais tão vantajoso assim em relação aos outros planos e eu já não estava mais contente com essa mísera velocidade. Mais uma vez, começei a ouvir das atendentes da Oi que a minha linha telefônica não tem viabilidade para mais que 1 mega. Desde então, virou uma guerra as minhas ligações para o atendimento da Oi já que eu sei que a minha localidade tem disponibilidade para até 10 megas do Velox.

No dia 16/09/2015, acabei cancelando o Velox de 1 mega que eu tinha para tentar pedir um novo Velox de 2, 5 ou até mesmo 10 megas já que os planos de 5 e 10 megas custam o mesmo preço de R$59,90. Foi aí que eu ouvi das atendentes da Oi, que a minha linha telefônica não tem mais viabilidade para o Velox. Liguei para o televendas da Oi e pedi para consultar a viabilidade no endereço da minha casa invés de consultarem na linha telefônica. A atendente do televendas me informou que tem viabilidade para até 10 megas no meu endereço.

Questionei a atendente do televendas do porquê tem viabilidade do Velox no meu endereço, mas não tem na linha telefônica e ela me respondeu que é por causa do armário que o meu telefone está instalado. Ela me orientou a ligar para o 10331 e pedir uma troca de armário do telefone para que passe a haver viabilidade para o Velox.

Apesar de ter escutado de alguns atendentes do 10331 que a Oi não realiza troca de armário do telefone fixo, consegui falar com uma atendente na qual ela mesma ofereceu o serviço de troca de armário vendo que a minha linha telefônica estava sem viabilidade para o Velox. Eu disse a ela que outros atendentes se negaram a solicitar esse serviço e ela me respondeu que a Oi faz sim a troca de armário do telefone para o cliente adquirir um novo produto que nesse caso, é o Velox.

A atendente fez a solicitação no dia 30/09/2015, mas até hoje estou esperando a Oi de fato trocar meu telefone de armário para eu poder pedir um novo Velox. O prazo já foi prorrogado duas vezes. Primeiro, me deram até dia 08/10/2015 para fazerem o serviço, depois o prazo mudou para 12/10/2015 porque segundo os atendentes do 10331, havia um problema no par secundário da nova central que o meu telefone será instalado.

Só que agora, o prazo foi prorrogado novamente para 15/10/2015. Vou abrir uma reclamação na Anatel com os protocolos dos atendimentos em mãos para a Oi não prorrogar mais esse prazo. A Oi se comprometeu a trocar o meu telefone de armário, agora vão ter que cumprir. É bem provável que com a reclamação na Anatel em aberto, o serviço de troca de armário seja efetuado com mais rapidez.

Com tudo isso, podemos tirar algumas conclusões desse meu caso em relação ao Velox:

1) Se você já tem o Velox da Oi, nunca peça a redução de velocidade pois reduzindo a velocidade, você perde a vaga no armário da sua linha telefônica  e não consegue mais aumentar a velocidade no futuro caso queira voltar para o plano de maior velocidade.

2) Não cancele o Velox do seu telefone sem ter uma outra boa opção de banda larga em sua região. Se no futuro você tentar a voltar a ter o Velox nessa mesma linha, é bem provável que não tenha mais viabilidade e você tenha que tentar a troca de armário como eu estou tentando junto a Oi para voltar a ter a internet fixa.

3) Se você tem o telefone fixo da Oi, mas a linha não tem viabilidade técnica para o Velox, faça o seguinte para descobrir se existe a possibilidade de você ter o Velox: Ligue para o televendas da Oi no 0800 0310001, entre na opção de compra da banda larga fixa, e peça para atendente consultar primeiro, a viabilidade do Velox no seu endereço e somente depois, consultar na linha telefônica.

Se a resposta for que tem sim viabilidade no seu endereço para até a velocidade X, mas não tem na linha telefônica, você pode comprar o Velox avulso (não recomendo, pois é bem caro o Velox sozinho), adquirir uma nova linha telefônica com o Velox junto ou pedir no 10331 da Oi, a troca de armário da sua linha telefônica atual. Nessa última opção, é provável que você escute de algumas atendentes despreparadas do 10331, que a Oi não realiza a troca de armário do telefone, mas não desista, ligue novamente que você vai acabar falando com alguém mais entendido que faça a solicitação da troca de armário do seu telefone. Uma vez feito a solicitação, pegue o protocolo de atendimento e caso a Oi fique enrolando para executar o serviço, faça uma reclamação na Anatel pelo site www.anatel.gov.br ou pelo telefone 1331.

4) Nunca peça o aumento de velocidade do seu Velox a vendedores do mercado livre ou outros sites similares (o famoso "Upgrade Velox") pois se trata de uma atividade criminosa, ilícita. Nesses anúncios, algumas pessoas com acesso ao sistema da Oi (provavelmente funcionários da própria Oi), fazem o aumento do Velox sem o consentimento da empresa e alegam que você vai ficar pagando pelo mesmo plano com uma velocidade bem maior que a contratada. Geralmente esse tipo de aumento não dura muito tempo porque a Oi faz de tempos em tempos um reset no sistema para que a velocidade volte a ser apenas a contratada. Então, caia fora disso que além de ser crime, não vai valer a pena e só vai fazer você gastar dinheiro atoa.

Até mesmo o famoso "upgrade Velox legalizado" que consiste em fazer o aumento de velocidade de forma legalizada no sistema (contratando o plano) é arriscado a fazer com terceiros pois você não conhece a pessoa que está do outro lado do computador. Com os seus dados de assinante em mãos, se essa pessoa tiver mesmo acesso ao sistema da Oi, ela pode fazer muitas coisas ruins na sua linha telefônica, se quiser. Então, cuidado com esse tipo de coisa.

Essas são as principais dicas que eu tenho em relação ao Oi Velox. A maioria das dicas como vocês observaram, são baseadas no meu histórico de assinante do produto durante 5 anos. Espero que essas dicas sejam úteis a quem já tem o Velox ou pretende assinar.

Enquanto isso, vou aguardar a Oi trocar meu telefone fixo de armário para eu poder pedir um novo Velox acima de 1 mega. Tomara que essa novela de eu pedir um outro Velox, não tenha ainda muitos capítulos pois está sendo um saco ficar usando a internet 3G pré-paga em casa gastando toda a franquia do meu celular.

6 Comentários

  1. THIAGO COMPREI UM PONTO ADICIONAL HABILITEI E TENTEI INSTALAR NA CASA DO MEU IRMÃO A CERCA DE 2KM E NÃO DEU CERTO, TEM ALGO QUE EU POSSA FAZER.

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    1. Se o ponto adicional que vc está se referindo for da Oi TV, basta fazer o correto apontamento da antena para o SES6 que funciona.

      Se vc está se referindo ao Oi Velox, não dá para dividir o sinal de internet usando um segundo modem na mesma linha telefônica.

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  2. Tenho um amplo conhecimento sobre este assunto pois sou tecnico em rede de dados e trabalhei muito tempo nas contratadas da Telefonica em SP e conheco todos esses tipos de problemas e truques.
    Apesar da informacao aqui ser referente ao Velox a tecnologia sempre sera a mesa e o que muda sempre sera o sistema q a empresa usa neste caso da OI e as ferramentas que ela possui , ah e uma coisa conta muito um bom atendente que esteja afim de trabalhar naquele dia que vc ligar e o tom da sua voz e seu conhecimento . Meus pais moram em Porto Seguro Ba e passei pelos mesmos problemas para a instalacao , mas com um bom papo e falando algo pertinente vc consegue.
    Vamos aos pontos.
    Os telefones que possui disponibilidade de banda larga todos passam por uma central telefonica e apesar de alguns numeros de vizinhos ser do lado da sua casa e ter disponibilidade eles podem passar por centrais diferentes cabo e par , mas vai da tudo no mesmo lugar na Dslam onde sua linha vai receber o sinal adsl do modem que ascende no aparelho da sua casa.
    No caso se seu vizinho tem Velox e a empresa informa q nao ha disponibilidade sempre tem , o que nao existe sao pessoas com boa vontade pra fazer isso . Mas pq ? Pq sempre tera um cliente saindo da rede ou algum porta livre , mas o sistema que emite esta presa coma porta do cliente q saiu por isso nao tem como emitir a ordem a vc, ou a sua linha passa por um armario cadastrado no sistema que na hora da emissao ele consta como esgotado e nao emite a ordem , cansei de resolver esse problema com os clientes do Speedy q entrava na Anatel informando que foi oferecido o servico e nao foi instalado ou no Ombudsman que funciona como o alto escalao de reclamcao e tinhamos de atender com urgencia e prioridade, nem discutia , como eu era da tecnica e tinha acesso a tudo eu mesmo ja corrigia o cadastro do cliente e deixava ele super feliz , no caso leigos no assunto nao sofra nem precisa aprender nada , anote o protocolo ligue na Anatel informe q foi oferecido o servico a vcs e nao foi cumprido o prazo de instalacao e agora quando procurou saber o pq da demora informa indisponibilidade, nao discuta Anatel neles, q a area de engenharia tera de resolver pq eles nao podem deixar de atender a Anatel e tb nao pode oferecer um produto e depois nao ter mais pq soa como propaganda enganosa , mesmo eles nao oferecendo a vcs nao discuta somente faca isso .A nao esqueca de ligar depois de 5 dias uteis da reclamacao pois eles nao vao querer rsponder no caso a OI e use o Twitter tb pra reclamar q nao esta sendo atendido, eles sempre ajudam. No caso da OI o perfil se chama @digaoi
    Quando a disponibilidade de aumento de velocidade da linha funciona da mesma forma se tem altas velocidades para seu endereco mais nao pra sua linha o sistema esta errado e nao emite a ordem pra velocidade maior, Anatel neles, mesma forma , abra a reclamacao informa que foi oferecido e nao estao cumprindo o trato , mesmo que eles nao tenham feito isso pq alguem da engenharia vai arrumar seu cadastro e aumentar a sua velocidade ,
    Agora so existe uma forma de nao ter ADSL o velox na linha , se sua linha passar por um armario Otico, que funciona tipo um armario que tem um equipamento q multiplica as linhas por ser bem longe da central, esse nao tem jeito mesmo ou poe um dslam no meio do caminho ate sua linha que eu duvido muito ou pede outra linha e torcer pra passar por fora desse armario mesmo sendo no mesmo endereco ou chama um tecnico da contratada de canto e explica a situacao a ele , ele com as pessoas que tem la dentro pode fazer isso por vc mais vai querer o dele por fora , melhor pagar depois q ele conseguir do que ficar sofrendo
    Espero ter ajudado a alguem e boa sorte
    Matan

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    1. Muito esclarecedor esse seu comentário. No meu caso, consegui resolver o problema de falta de viabilidade do velox na minha linha entrando em contato com a ouvidoria da Oi e uma moça chamada Jaqueline conseguiu entrar em contato com a área técnica da Oi da minha região e foi trocado o armário da minha linha telefônica. Depois disso, foi só eu pedir um novo Velox de 5 mega.

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  3. eu tambe meu sonho e ter viabilade mas numca tem

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  4. Já consegui mudar meu armário e dslan depois de muitas brigas e reclamações juntos a oi e Anatel. A única coisa agora é consegui o aumento de velocidade. Pq já liguei diversas vezes e os atendentes sempre falam que não tem viabilidade.o que e mentira pois quando foi trocado o armário fiquei com velocidade de 10 Mb por dias. Aí acabou a energia aqui na região e quando voltou o sinal reiniciou e colocou em 2mb novamente. Alguém tem uma dica pra eu consegui aumentar. Já que e só uma questão de comando no programa deles.

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