Bitcoin, Ethereum, RaiBlocks e Outras Criptomoedas: Cuidado com a Especulação!

Desde que o Bitcoin  começou a ganhar fama através da imprensa por conta de sua absurda valorização ao longo do ano de 2017, muita gente que nem sabia o que era criptomoedas começou a investir algum dinheiro em moedas virtuais visando somente o lucro: Comprar barato e depois de algum tempo, vender caro.

A fórmula do lucro não é novidade pra ninguém, mas o problema é que nem todo mundo vai ganhar dinheiro dessa forma: Ao contrário: A maioria das pessoas vai em determinado momento, perder parte ou totalmente o capital investido. Comprar um ativo visando somente lucro em uma venda futura, é o que se chama de especulação e esse é o verdadeiro problema das criptomoedas.

Quase todas as pessoas que estão comprando criptomoedas, querem obter lucro em uma venda futura. Ninguém quer saber se o Bitcoin, o Ethereum, RaiBlocks, Ripple, Cardano ou qualquer outra criptomoeda estão sendo aceitas nos estabelecimentos comerciais. O objetivo é somente especular a moeda para tentar obter lucro e é aí que mora o perigo da bolha especulativa.

Quem está começando agora nesse mundo de criptomoedas, vai se deparar com uma grande oferta de moedas virtuais além do Bitcoin conforme citei alguns exemplos nos parágrafos acima. O site coinmarketcap.com mostra o ranking das criptomoedas e suas cotações em tempo real.

Muita gente hoje está "investindo" nas outras criptomoedas porque o Bitcoin está bem caro já que um Bitcoin está custando mais ou menos US$14 mil dólares e como dificilmente haverá margem para que o Bitcoin continue subindo assustadoramente sua cotação, as pessoas estão apostando em outras criptomoedas, principalmente aquelas que estão bem baratas, com valores abaixo de um dólar, acreditando que aquela moeda vai se valorizar bastante para vender bem caro no futuro e ganhar um bom dinheiro.

Mas é aí que existe outro problema: A maioria dos desenvolvedores (criadores) de criptomoedas também estão começando a visar somente a especulação, criando moedas novas na qual estão muito baratas para que os investidores comprem, divulguem que compraram fazendo com que mais pessoas comprem aquela moeda e a moeda irá se valorizar até um ponto limite na qual seus criadores irão injetar no mercado (vender) as moedas que eles mesmos estavam estocando visando ganhar muito dinheiro com a operação.

É um esquema muito bom para os criadores de criptomoedas e ruim para os "investidores" que de uma hora para outra irão se deparar com uma oferta muito grande daquela moeda que vai empurrar a cotação para baixo, causando o efeito "manada" de venda da criptomoeda até todo mundo perceber que a criptomoeda em questão não tem mais nenhum valor.

Agora que o mercado de criptomoedas está cheio de "investidores" que foram atraídos pela hiper-valorização do Bitcoin ao longo de 2017 na qual algumas pessoas ganharam muito dinheiro porque compraram Bitcoins quando estava barato e venderam bem caro ficando ricas, agora em 2018 o mecanismo de comprar uma criptomoeda bem barato e vender caro no futuro, está mais difícil devido a algumas variáveis que há um ano atrás quase não existia:

Criptomoeda Bitcoin: Bolha especulativa!
1) Alta concorrência entre os "investidores" nas corretoras de Exchanges que não estão dando conta da alta demanda e estão demorando semanas para aprovar o cadastro (algumas chegaram a interromper novos cadastros).

2) Sem vergonhice de algumas corretoras brasileiras de Exchanges que estão "segurando" por alguns dias os depósitos dos investidores quando as criptomoedas estão em baixa, para impedir a compra da moeda na baixa e somente liberam os depósitos depois que as criptomoedas voltam a se valorizar. Assim, a Exchange compra criptomoedas com o dinheiro dos investidores e fica com o lucro da variação da moeda só para ela.

3) Risco de comprar uma criptomoeda "Shitcoin" na qual seus criadores visando somente lucro, irão roubar o dinheiro dos investidores assim que já tiverem ganhado um bom dinheiro sumindo depois com a moeda. É o caso de uma criptomoeda Scam! Aposto que ao longo de 2018, haverá muitos casos assim.

4) Risco de manipulação do mercado pelos criadores de criptomoedas injetando uma grande oferta de moeda depois que a criptmoeda em questão já tiver se valorizado bastante. Isso irá derrubar a cotação da moeda fazendo com que os investidores que colocaram dinheiro há pouco tempo e ainda não retiraram o capital investido, fiquem no prejuízo.

5) Risco do Governo aprovar um projeto de lei que criminaliza o comércio de criptomoedas no Brasil e assim quem tiver dinheiro investido em criptomoedas, não vai poder vender e com isso, vai ficar no prejuízo.

6) Risco de haver uma grande fuga de capitais devido algum fato ou notícia no exterior que seja desfavorável ao mercado de criptomoedas (outros países também podem criminalizar o comercio de criptomoedas) devido a grande variação da confiança dos investidores. Hoje uma criptomoeda pode gerar grande expectativa, mas amanhã pode não prestar mais. Lembre-se disso!

Enfim, agora que muita gente cresceu o olho em criptomoedas, ficou mais difícil ganhar muito dinheiro nesse mercado de moedas virtuais devido as 6 variáveis que eu citei acima. Lógico que ainda é possível ganhar dinheiro comprando e vendendo criptomoedas na hora certa, mas o fato é que a grande maioria vai acabar perdendo dinheiro devido a semelhança que esse mercado especulativo tem com uma pirâmide financeira.

Quem comprar uma boa quantidade de criptomoedas bem cedo quando ela ainda "não vale" praticamente nada (ainda assim, vai correr o risco da moeda ser Scan) e vender antes da bolha estourar, vai ganhar dinheiro. Já quem comprou por um preço alto pouco antes da bolha estourar e ainda não retirou o capital aplicado, pode perder tudo. Fica o alerta!!!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem