Como Colocar o Modem Oi Fibra Nokia G-240W-A Modo Bridge

Galera, assinei Oi Fibra de 100 mega em dezembro de 2018 por R$74,90 por mês mais 3 meses de Netflix grátis. Antes, eu tinha a internet da Oi velox ADSL de 10 megas. Lógico que não pensei duas vezes e migrei para Oi Fibra já que surgiu disponibilidade aqui na minha cidade. A internet da Oi fibra é muito boa, porém o modem que a Oi está deixando na casa dos assinantes, é um Nokia G-240W-A branco com wifi apenas em 2.4Ghz.

O problema principal nesse modem Nokia, não é a rede wireless ser apenas em 2.4Ghz e sim o fato dele estar com muitas opções bloqueadas pela Oi já que o acesso que o assinante tem no modem é limitado, não é de super usuário. Até agora, ninguém descobriu a senha de super usuário que a Oi colocou nesse modem que permite acesso a todas as suas funções. Com acesso limitado, para vocês terem uma ideia, não é permitido o usuário trocar o servidor DNS e nem colocar o modem em modo bridge (repetidor) para poder configurar a conexão em um roteador próprio.

Porém, alguns usuários descobriram como habilitar as opções bloqueadas no modem Nokia G-240W-A usando o modo inspecionar do navegador de internet. O método consiste em editar o HTML da página habilitando as opções bloqueadas do modem. Basta descobrir qual linha do HTML consiste determinada opção e mudar de disabled para enabled. Feito isso, a opção será desbloqueada permitindo a edição. Após editar a opção no modem e salvar as alterações, ela irá voltar a ficar bloqueada. Não é possível manter a opção desbloqueada de forma permanente. O procedimento de edição do HTML terá que ser refeito toda vez que o usuário quiser editar uma opção bloqueada do modem.

Modem Nokia G-240W-A Oi Fibra

Com isso, é possível configurar a internet do jeito que o usuário quiser, como mudar o DNS, tempo de concessão do IP, desativar o IPv6 ou colocar o modem em modo bridge (repetidor) e configurar a internet em um roteador próprio que tenha suporte a IPoE e a opção vlan para poder configurar os dados de conexão da Oi fibra.

Não sei detalhes de como faz essa configuração no roteador próprio já que eu mesmo, apenas modifiquei o DNS, o tempo de concessão do IP na porta LAN, e desativei o protocolo IPv6 na porta WAN. Não coloquei o meu modem em modo bridge porque não tenho um roteador próprio com suporte a IPoE e entrada vlan.

O fato é que com a edição do HTML da página de configuração, é possível sim colocar o modem em modo bridge. Gravei um vídeo no youtube ensinando o passo a passo de como editar as opções bloqueadas através do código HTML. Recomendo que assistam o vídeo até o final com bastante atenção para entenderem como fazer o procedimento.



Lembrem-se: Faça esse procedimento por sua conta e risco caso deseje mesmo colocar o modem em modo repetidor. O objetivo desse post é apenas dar uma opção para o usuário da Oi fibra poder configurar a internet da maneira que lhe atenda melhor. Qualquer dúvida, deixem nos comentários. Até mais!!!

15 Comentários

  1. Alguém pode me ajudar, meu receptor OI tv fica atualizando vai até os 100% depois volta para 0% e fica nessi sem atualizar

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Vc saberia como desbloquear para acessar o FTP do roteador externamente? O FTP da usb

    ResponderExcluir
  3. Tiago e amigos, será que podem me ajudar?!
    Eu entendi todo o procedimento que foi feito aqui bem como nos fóruns que sai praticamente igual né.
    Pessoalmente acho que é uma questão de tempo até alguém descobrir a senha master dele ou que oi colocou rs nem se for por um funcionário interno deles, a menos é claro que cada modem seja uma diferente RS

    Então o que quero fazer é o seguinte, tenho aqui 200mb e colocaram o g 240 preto aqui (esqueci a letra), utilizo ele de boa, porém quero expandir a rede e quero usar outro g240 que consegui, eu posso fazer isso?
    No caso de um para o outro já está passado um cabo de rede de 4 pares. Iria ligar os dois pelo cabo.

    Se não fosse muito, queria criar essa expansão de redes de forma independente, na qual cada um fornecesse IP para quem tivesse na rede com dhcp habilitado. E não quando expande deixando apenas um roteador fornecer os dhcp para todos.

    Enfim entenderam? Teria como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo só tem como assim, o que recebe a fibra será o principal e o outro funcionará como repetidor o principal ficará com o ip padrão 192.168.1.254 e no outro vc desativa o dhcp utilizando o tutorial do Tiago e coloca ip 192.168.1.253 não esquece de colocar faixa final do dhcp do principal em 192.168.1.250 para não ter nenhum conflito de ip na sua rede.
      se eles tivessem portas wan rj45 teria como fazer do jeito q vc quer.
      espero ter ajudado abçs!

      Excluir
    2. Boa noite eu tenho um g240w e um g140w que eu tenho as senhas de acesso master dos dois teria como repetir sinal sem fio??

      Excluir
  4. Como faço para o ip da internet ficar reiniciando toda vez que o modem for desligado?

    ResponderExcluir
  5. ONT Nokia(G-240W-A) master dessa ONT:

    login: AdminGPON
    password: ALC#FGU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usem o login master para não precisar desbloquear as opções, é mais rapido mexer desse jeito

      Excluir
  6. Tiago parabéns pela tutorial me ajudou muito estou configurando o meu modem para ter acesso pppoe a outra operadora da minha cidade.
    Só uma dica tem como ter acesso as configuração html mais rapido, faça o seguinte as opções que não dá para selecionar em cima com botão direito de mouse é só vc selecionar um pouquinho fora da opção com o botão direito do mouse. assim pra mim ficou bem melhor.
    abçsss

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. O meu é o mesmo, e parece que a Oi mudou de todos os atuais e somente o G-240W-A tem este acesso, infelizmente :(.

      Excluir
  8. eu tenho um desse ONT Nokia(G-240W-A) sera que eu consigo configurar com a internet fibra da minha cidade sem ser da Oi?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem