NET, ClaroTV e OiTV Podem Perder SBT HD, Record HD e RedeTV! HD

Galera, como tem saído notícias nos últimos dias a respeito do apagão analógico previsto para acontecer na região Metropolitana de São Paulo no dia 29 de março de 2017, as emissoras de TV aberta SBT, Record e RedeTV! estão ameaçando cortar o sinal digital que fornecem para as operadoras de TV por assinatura NET (em São Paulo), Claro TV e talvez até mesmo a Oi TV.

O que acontece é que essas emissoras querem ser remuneradas para enviar o sinal em alta definição (HD) para as operadoras de TV por assinatura conforme suas principais concorrentes Globo HD e Band HD recebem, já que estas emissoras, são remuneradas pelas operadoras porque elas negociaram seus pacotes contendo seus canais fechados o que acaba incluindo remuneração também para o canal aberto.

No caso da Globo, ela recebe remuneração das operadoras por causa da programadora Globosat, então, quando a Globosat negocia seus canais fechados com as operadoras de TV por assinatura, essa negociação está incluída uma receita também para o canal aberto Globo e suas afiliadas. Já a Band o caso é semelhante, pois a Band também possui canais fechados como o BandSports e BandNews e a negociação desses canais fechados, também é previsto uma receita para o canal aberto Band.
Grupo Simba: SBT, Record e RedeTV!
Com isso, as emissoras abertas SBT, Record e RedeTV! estão se sentindo injustiçadas pelas operadoras de TV por assinatura por não receberem nenhuma remuneração ao enviarem seus sinais HD as operadoras e por conta disso, estão ameaçando cortar seus sinais se não houver acordo até o dia 29 de março de 2017, dia do desligamento do sinal analógico terrestre na Grande São Paulo.

Pelo que eu sei, as grandes operadoras de TV por assinatura que carregam o sinal do SBT HD, Record HD e RedeTV! HD são a NET (TV a Cabo em diversas cidades) e Oi TV (via satélite). A NET de São Paulo e a Claro TV já se pronunciaram alertando seus assinantes dizendo que ainda não tem acordo para continuar com o sinal do SBT, Record e RedeTV!. Já a Oi TV ainda não se pronunciou, mas a coisa pode complicar também para a Oi TV já que o sinal que a operadora carrega desses canais, é o sinal de São Paulo, então, pela lógica, a Oi TV também corre o risco de ficar sem o sinal dessas emissoras.

Não sei se no caso da Claro TV, o risco que a operadora corre de ficar sem o sinal dessas emissoras, está relacionado com a NET de São Paulo já que estas empresas são do mesmo grupo Via Embratel, então, pode ser que se uma ficar sem o sinal, por força de contrato, a outra parceira também fique sem o sinal. Só isso justificaria o fato da Claro TV também ter emitido comunicado a seus assinantes dizendo que pode ficar sem o sinal do SBT, Record e RedeTV!.

Também fica a dúvida se as outras cidades do Brasil que a NET atua também pode ficar sem os sinais regionais do SBT, Record e RedeTV! quando o sinal analógico for desligado nestas respectivas cidades. O fato é que existe uma queda de braço entre essas emissoras e as operadoras de TV por assinatura por causa de dinheiro e se não houver entendimento entre as partes, o assinante é quem vai ficar sem o sinal desses canais.

Quero ver qual vai ser a postura da Anatel quando a coisa ferver e o sinal do SBT, Record e RedeTV! forem cortados da NET, Claro TV e possivelmente da Oi TV já que esses sinais são considerados sinais obrigatórios que toda grande operadora deve carregar em seu line-up de canais. Será que o sinal dessas emissoras vai mesmo ser cortado no dia 29 de março e a negociação irá se arrastar como foi o caso da Fox com a Oi TV no ano passado e mais recentemente com a Sky? A resposta: Após o dia 29 de março iremos saber!!!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem