Rede GPRS, EDGE, WCDMA, HSDPA e HSUPA: Saiba a Diferença

Há algum tempo que eu venho notando que ao acessar a internet no meu celular, aparece uma letra diferente ao lado do ícone da transmissão de dados. Você sabe a diferença entre essas letras? Não?
Então vamos esclarecer que letras são essas e porque o celular cisma de mostrar letras diferentes algumas vezes em cada conexão com a internet móvel das operadoras.

A letra G, significa que o celular ou tablet está conectado na rede GPRS. Essa rede é a mais lenta de todas as conexões de internet móvel existentes atualmente. Ela é considerada uma internet 2.5G e oferece uma taxa muito baixa de download entre 32 e 80 kbits e upload entre 8 e 20 kbits. Isso quer dizer que em kpbs, a conexão de download fica entre 4 e 10 kbps e upload entre 1 e 2,5 kbps. Na prática, é uma conexão muito ruim pra qualquer coisa por conta do ping (latência) ser extremamente alto.

A letra E, significa que o celular ou tablet está conectado na rede EDGE. Essa rede é um pouquinho melhor do que a rede GPRS e oferece uma conexão com a internet com uma taxa de download entre 35 e 237 kbits e upload entre 9 e 59 kbits. Em kbps, isso equivale a uma velocidade de download entre 4 e 29 kbps e upload entre 1 e 7 kbps. Essa rede é considerada uma 2.75G. Ainda não é considerada um a rede 3G e por isso tem um ping (latência) alto o que deixa a conexão com a internet muito lenta principalmente se o sinal não estiver forte.

A letra H significa que o celular ou tablet está de fato conectado na rede 3G. Só que dentro da rede 3G, ainda temos a divisão entre a rede WCDMA, HSDPA e HSUPA. O aparelho pode estar conectado em uma dessas três redes 3G.

WCDMA, é o modo mais básico da rede 3G. A velocidade de download e upload é parecida com a da rede EDGE, mas com a diferença que o ping é muito menor o que resulta em uma conexão bem mais rápida e estável o que permite de fato fazer tarefas simples como navegar para ver sites, email, o facebook, etc.

HSDPA é o modo um pouco mais avançado da rede 3G que oferece uma taxa de download bem mais alta em relação ao modo WCDMA e um ping ainda mais baixo. Isso garante uma conexão com a internet bem melhor onde é possível fazer tarefas mais avançadas como baixar programas, ver vídeos no youtube, falar com alguém pela conexão Voip, fazer video chamada, etc

HSUPA é a evolução do modo HSDPA onde a taxa de download é ainda mais alta e a taxa de upload também é mais alta o que resulta em uma conexão boa com a internet onde é possível enviar vídeos para o youtube, fazer diversas atualizações nas redes sociais, usar o skype para falar por voz e vídeos, etc.

Ainda temos a rede 3G+ onde a tecnologia 3G foi melhorada para oferecer taxas de download e upload ainda maiores e um ping ainda menor para fazer diversas atividades online sem a conexão ficar lenta.

E por último temos a rede 4G e 4G+ que é o melhor que existe atualmente em internet móvel tanto para download e upload. Na rede 4G, a velocidade de download pode ultrapassar os 10 megabits por segundo e upload chegar a 5 megabits por segundo. É uma conexão excelente para qualquer atividade online, só que infelizmente é uma tecnologia que ainda está engatinhando aqui no Brasil. Os smartphones e tablets compatíveis com a rede 4G, são caros e a cobertura 4G ainda é bem pequena onde só está disponível nos grandes centros urbanos.

O problema da rede 4G além dos que eu já citei que são aparelhos caros e cobertura limitada por parte das operadoras, é a famosa franquia de dados de internet. Do que adianta as operadoras oferecerem a rede 4G com altíssimas velocidades de internet, se a franquia de dados é muito baixa? Em uma rede 4G, uma franquia de dados de 1 Gigabyte (1GB) pode ser consumida em poucos minutos e deixar o consumidor a ver navios na qual ele vai ficar com uma velocidade super reduzida sem conseguir navegar direito na internet.

Para evoluirmos em termos de navegação na internet, essas franquias de dados devem ser aumentadas pelas operadoras, se não, não adianta nada super velocidades de internet, se a franquia de dados vai acabar mais rápido ainda. Vamos ver se daqui pra frente, essa coisa de franquia de dados de internet melhora pra nós consumidores nas redes 3G e 4G. E você, o que achou das diferentes redes que existem para internet móvel 2G, 3G e 4G?

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem