SBT HD, Band HD, Record HD Fechados no C2: Qual o Futuro da TV Digital nas Antenas Parabólicas?

Desde que a Record HD fechou seu sinal no satélite StarOne C2, muitos donos de receptores digitais com antenas parabólicas apontadas para o C2 estão se perguntando qual será o futuro das transmissões digitais via satélite no Brasil.

Há quem acredite que a Record HD codificou o seu sinal no StarOne C2 só para prejudicar o receptor Sat HD Regional da Globo, que no entendimento dessas pessoas, a Globo estaria pegando carona no sinal aberto das outras grandes emissoras no satélite C2 e esse fato estaria ajudando a Globo a vender seu receptor com acesso exclusivo a seu canal HD sem as outras emissoras ganharem nada em troca.

Estão dizendo por aí nos fóruns de discussões, que o SBT, RedeTV! e Record, estariam querendo lançar no mercado de parabólicas um receptor exclusivo com cartão de desbloqueio que possa liberar o sinal HD dessas emissoras, mas esse receptor não seria capaz de liberar o sinal codificado da Globo HD.

Ou seja: Se isso se confirmar no futuro, o telespectador de antenas parabólicas teria que ter dois receptores exclusivos ligados na mesma antena parabólica para poder liberar o sinal da Globo HD, SBT HD, RedeTV! HD e Record HD.

Vale lembrar que a Band HD é outro caso complicado já que ela tem seu sinal codificado no C2, por conta das transmissões de futebol que é repassada pela Globo. Nesse cenário, é mais provável que a Band se junte a Globo e disponibilize seu sinal HD nos receptores Sat HD Regional. Mas até agora, nenhum acordo foi firmado ainda entre as emissoras.

Globo HD, SBT HD, Band HD, Record HD Fechados C2O fato é que com esse desunião e briga generalizada entre as grandes emissoras, o receptor Sat HD Regional está fadado ao fracasso. Poucas pessoas vão querer comprar um receptor que só vai desbloquear o sinal da Globo HD e poucas outras emissoras no principal satélite banda C do Brasil, o StarOne C2.

E esse fato da Globo HD, SBT HD, Band HD e Record HD todos codificados no C2, está nesse momento, favorecendo a compra de receptores importados que possam desbloquear os canais codificados em BISS, que é o caso do SBT HD, Band HD, Record HD e TV Morena HD (Globo HD de Campo Grande/MS) no StarOne C2.

Nesse momento, um receptor importado está sendo ironicamente mais vantajoso adquirir do que um nacional, porque a maioria deles tem a capacidade de desbloquear os canais codificados em BISS caso seja inserida a chave correta de desbloqueio. Pra piorar, a chave BISS da Record HD já foi descoberta e disponibilizada em sites especializados na internet. Não vou divulgar a chave aqui, mas quem quiser saber, basta pesquisar no google que rapidinho você vai encontrar.

Lógico que eu não vou recomendar que você compre um receptor importado para captar tais canais, em primeiro lugar porque se trata de pirataria de sinal e em segundo lugar porque essa codificação BISS do SBT HD, Band HD, Record HD e da TV Morena HD no C2, pode ser modificada a qualquer momento pelas emissoras, ainda mais com todo mundo sabendo essas chaves de desbloqueio e a forma de se abrir esses canais com receptores importados.

Então, além de ilegal, passa a ser uma aposta arriscada você querer comprar um receptor importado só para liberar tais canais sabe-se lá por quanto tempo.

O que recomendo caso você já tenha um receptor digital Sat HD Regional ou um outro qualquer DVB-S2, é que coloque um ou dois kits caronas na sua antena parabólica banda C (caso ela seja de tela com diâmetro igual ou maior que 2,30 metros), uma chave diseqc, para captar também os satélites StarOne C3 (a esquerda do C2) e StarOne C1 ( a direita do C2) e tenha os canais abertos disponibilizados também nesses 2 satélites que são vizinhos do C2.

No C3, tem se não me engano, algumas Bands SD abertas, 2 SBT HD e várias afiliadas Record HD abertas, além de outros canais. Eventualmente você pode encontrar até afiliadas Globo HD temporariamente abertas. Por isso, vale a pena você adaptar um kit carona na sua antena parabólica para poder captar mais satélites com uma só antena.

Veja a lista de canais do satélite StarOne C1 (65ºW), clicando aqui.

Veja a lista de canais do satélite StarOne C2 (70ºW), clicando aqui.

Veja a lista de canais do satélite StarOne C3 (75ºW), clicando aqui.

OBS.: Os canais que estão com o fundo azul claro e escrito FTA, são os que estão abertos nos respectivos satélites.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem