Por que o sinal some quando chove, na banda Ku?

Quem é assinante de alguma operadora de TV via satélite ou mesmo quem usa um receptor alternativo, sofre de um mesmo problema quando está chovendo: O sinal dos canais simplesmente desaparece. A única coisa que aparece dependendo da intensidade da chuva, é aquela mensagem bem chata na tela da TV escrito "ausência de sinal" ou "sem sinal". E porquê acontece isso?

A resposta, em primeiro lugar, tem haver com a frequência de transmissão que a banda Ku opera que vai de 10.7 a 12.75 Ghz. Essa faixa de frequência, é considerada alta para as transmissões via satélite. Na banda C, por exemplo, a faixa de frequência vai de 3.4 a 4.2 Ghz na qual sofre bem menos com a chuva por ser uma frequência baixa.

Quem conhece bem radiofusão, sabe que as frequências baixas são bem melhores para trabalhar por possuir ondas eletromagnéticas maiores do que as frequências mais altas que emitem ondas bem menores e fáceis de serem bloqueadas por ações do tempo.

Então, o que acontece na prática, é o sinal das antenas parabólicas banda Ku serem facilmente bloqueados com a chuva por causa do pequeno tamanho das ondas que são transmitidas. Notem que o problema está bem antes do sinal bater na antena pois quem é assinante de alguma Tv via satélite, já deve ter notado que antes mesmo de começar a chover, o sinal já some no receptor. Nesse caso, a ausência de sinal é por causa das pesadas nuvens carregadas que se formam no céu entre o satélite e a antena bloqueando o sinal.

antena parabólica banda ku
Outro fator que reduz o sinal na banda Ku, é as gotas de chuva que caem no prato da antena e escorre dificultado que o sinal das ondas do satélite reflita dentro do LNBF. Pra minimizar esse problema, a antena parabólica pode ser instalada em um lugar que não chova diretamente em cima dela. O tamanho do prato da antena também pode ajudar a manter um pouco de sinal durante a chuva. Para isso, o prato da sua antena deve ser maior que o recomendado para sua região.

Mesmo tomando essas medidas, é bem provável que você continue tendo ausência de sinal se estiver chovendo forte porque conformei expliquei, o problema está bem antes do sinal bater na antena parabólica banda Ku. Mas é lógico que se a antena estiver em um local que não chova diretamente em cima dela e se a sua antena for maior que o recomendado para sua região, vai ficar um pouco mais difícil você ficar sem sinal de TV durante a chuva, mas não necessariamente impossível, ok?

3 Comentários

  1. Quais operadoras operam em banca C? Tenho uma antena da sky de 150 cm e quero uti-liza-la com a oi tv livre hd,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma operadora de TV por assinatura opera na banda C no Brasil. O que vc pode fazer é colocar um LNBF universal banda Ku na sua antena de 150cm e direcionar ela para o satélite da Oi TV.

      Excluir
  2. O problema mesmo não é tamanho de antena banda Ku e sim na sua frequência de transmissão!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem