7 Dicas de Segurança na Internet Pra Evitar Golpes Online

Depois que eu quase caí em um golpe na internet ao acessar um site idêntico ao do banco Bradesco conforme escrevi no artigo Servidor DNS me Leva a Site Falso do Bradesco, passei a me preocupar mais com a segurança online.

Pesquisando sobre alguns tipos de golpes na internet, percebi que se a gente não estiver atento a alguns detalhes, podemos facilmente cair em golpes online um dia como quase aconteceu comigo. Por isso, vou dar algumas dicas de segurança que vão minimizar que você caia em um golpe na internet. Vamos a elas:

1) Não clique em links de e-mails suspeitos que pedem para atualizar dados bancários. Nenhum banco pede isso. Se você receber um e-mail pedindo pra clicar em links, marque como spam e apague o e-mail.

2) Sempre use um bom anti-vírus atualizado no computador, tablet ou celular e faça regularmente buscas por vírus usando o anti-vírus, já que nem todos os anti-vírus detectam vírus quando eles se instalam no computador.

3) Tenha cuidado ao baixar filmes e séries na internet de servidores de compartilhamento de arquivos já que a maioria desses servidores, enviam vírus com a extensão .exe junto com o arquivo que desejamos baixar abrindo várias janelas com coisas inúteis no navegador de internet.

4) Ao realizar qualquer transação financeira na internet, verifique se o cadeado de segurança está presente e a sigla https aparece antes do endereço do site informando que a conexão é criptografada.

5) Cuidado ao gerar boletos de cobrança na internet. Alguns golpistas alteram o boleto bancário na hora que é gerado para que o pagamento do boleto seja desviado para a conta do golpista ou de um laranja.

Por isso, antes de pagar boletos bancários, verifique sempre se os 3 primeiros números da linha digitável do boleto coincide com o código do banco cedente. Se for diferente, não pague o boleto. Na dúvida, ligue para o emissor do boleto bancário para confirmar se os dados do boleto são mesmo verdadeiros ou foi adulterado. 

6) Ao se conectar na internet, use servidores DNS confiáveis principalmente se a conexão for pública na qual você desconhece o DNS que está usando. Você pode configurar de forma particular, servidores DNS no seu computador, tablet ou celular. Use o DNS do Google: Principal 8.8.8.8 e alternativo 8.8.4.4 ou use o OpenDNS: Principal 208.67.222.222 e alternativo 208.67.220.220.

Assim, você se protege caso o servidor DNS da internet que você estiver acessando, seja malicioso redirecionando sites que você acessa, para sites falsos de golpistas como aconteceu comigo quando eu acessei um site idêntico ao do Bradesco.

7) Ao digitar seus dados em sites de bancos, por segurança, no primeiro acesso, digite dados errados propositalmente para ver se o site vai informar que os dados estão incorretos. Se o site for falso, ele vai aceitar os dados incorretos e você saberá na hora que está em um site falso.

Seguindo essas 7 dicas de segurança na internet, vai ficar bem mais difícil você cair em um golpe online.

7 dicas de segurança dentro da internet

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem