Antena de TV Digital Aquário DTV3200

Para assistir a TV digital na minha nova TV de Led LG 39LN5700, comprei uma antena de Tv terrestre VHf/UHF. Escolhi o modelo DTV3200 da Aquário que vem completa, com mastro e 20 metros de cabo com conectores. Instalei ela no telhado daqui de casa e consegui ter um bom sinal na maioria dos canais digitais aqui na zona sul do RJ.
imagem antena tv digital aquário dtv3200 ganho 6db
Usando um divisor de sinal 1x4 porque eu divido o sinal para 4 pontos, a Globo HD, ficou com o nível de intensidade de sinal de 40%, RedeTV! HD 42%, Band HD 30%, SBT HD 16%, TV Brasil 25% e os canais mais fracos Redevida HD 10%, CNT HD 5%, NGT 4%, TV aparecida HD 2%. Os canais Abril SD e Ideal TV, não deram sinal usando o divisor. Esses níveis de sinal que eu consegui, parecem ser fracos por estar abaixo de 50%, mas é considerado alto acima de 10%, já que com apenas 1% de sinal os canais já funcionam de acordo com o sintonizador de nível de sinal da TV LG.



imagem amplificador linha proeletronic 20db bivoltComo eu percebi que ligando o cabo direto da antena na TV sem usar o divisor o nível de sinal dos canais aumenta bastante (inclusive passa a pegar os canais Abril SD e Ideal TV), resolvi comprar um amplificador de sinal da Pró-eletronic de 20db para compensar a perda de sinal do divisor. Só que pelos testes que eu fiz, os canais ficaram com maior % de sinal, mas na verdade ficaram mais fracos devido a saturação do sinal. Dá para perceber isso por causa das barras de sinal que a TV mostra na parte superior ao sintonizar algum canal e também por causa dos picotamentos que os canais fracos dão mesmo com maior % de sinal. Um exemplo disso é a TV aparecida que com o divisor e sem o amplificador, dá 2% de sinal com raros picotamentos e com o amplificador dá 18% de sinal mas picotando bastante sendo impossível assistir. Outros canais mais fracos, nem sinal dá com o amplificador.

Conclusão: O uso do amplificador de sinal na verdade piora os canais em vez de melhorar. Fiz vários testes com o amplificador, ligando antes, depois do divisor, mudei a voltagem para 220V e nada adiantou para melhorar o sinal que o divisor perde sem causar saturação do sinal. Então tive que deixar a antena sem o amplificador e me contentar em ficar com os canais mais fracos no limite do sinal. Ainda assim, a quantidade de canais que essa antena da Aquário encontrou é bastante satisfatório aqui na zona sul do RJ.

Quem quiser comprar essa antena externa da Aquário para a TV digital terrestre, recomendo ela se a região tiver pelo menos sinal médio dos principais canais de TV aberta.
 

3 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem