Gravação Externa PenVR Oi TV: Esclarecendo Dúvidas

Quem é assinante da Oi TV e quer contratar o novo serviço de gravação externa PenVR, eu resolvi escrever esse artigo visando esclarecer as principais dúvidas sobre o novo serviço de gravação da Oi TV. Vamos a elas:

1) O custo do serviço é de R$10,00 mensais sendo que ao contratar o gravador PenVR, é liberado de brinde os canais étnicos.

2) Ao contratar o serviço, a gravação externa é liberada em todos os pontos que o assinante tiver, assim como os canais étnicos.

3) Não tem multa de fidelidade o serviço de gravação PenVR. Sendo assim, pode cancelar a hora que quiser.

4) Ao que tudo indica, os clientes da Oi TV Livre sem pacote pago, não podem contratar o PenVR.

Vamos falar agora, do que é possível fazer com o serviço de gravação PenVR:

1) É possível gravar usando um HD externo de até 1TB (terabyte) plugado na entrada usb do receptor. Pode ser que tamanhos maiores também funcione, mas não é garantido.

2) É possível gravar com um pendrive a partir de 8GB.

3) Só é possível assistir o conteúdo gravado, no próprio aparelho que fez a gravação do conteúdo.

4) É possível programar uma ou várias gravações (desde que não haja conflito de horário em canais diferentes) e depois deixar o receptor em Standy by que mesmo assim, o aparelho vai se encarregar de efetuar as gravações de acordo com o que foi programado.

5) É possível programar as gravações usando o guia de programação ou programar por horário.

6) É possível gravar a qualquer momento pressionando a tecla REC do controle remoto e pausar a gravação que mesmo assim, o receptor irá continuar gravando o conteúdo até que você vá para a programação ao vivo e depois encerre a gravação.

7) É possível usar a mesma unidade externa de gravação em mais de um receptor, porém cada programa gravado, só vai ser reproduzido no aparelho que fez a gravação. O ideal nesse caso, é usar uma unidade externa separada em cada receptor que você tiver.

Agora, vamos falar do que não é possível fazer com o serviço de gravação PenVR:

1) Não é possível gravar dois canais diferentes ao mesmo tempo e nem gravar um canal e assistir outro no mesmo receptor. Somente o receptor com o gravador interno DVR que tem dois sintonizadores, pode gravar dois canais ao mesmo tempo. No PenVR, esse função não está disponível porque os receptores mais simples da Oi TV, só tem uma entrada de sinal.

2) Não é possível assistir e nem copiar o arquivo com o conteúdo gravado da unidade externa no computador ou qualquer outro dispositivo.

3) Também não é possível assistir o conteúdo originalmente gravado em outro receptor, pois o log de gravação do receptor que fez a gravação, fica embutido no arquivo que é fortemente criptografado. Sendo assim, só é possível assistir o conteúdo gravado, no próprio receptor que fez a gravação.

Abaixo, vejam um vídeo que eu publiquei no youtube mostrando as principais opções do serviço de gravação PenVR da Oi TV. Não reparem na qualidade da imagem do vídeo, pois eu capturei as imagens do meu receptor Oi TV para o computador usando uma placa de captura analógica. No final do vídeo, eu mostro os arquivos que são gerados dentro do pendrive.


Espero ter tirado as principais dúvidas de quem pretende contratar o serviço de gravação PenVR da Oi TV.

53 Comentários

  1. Decepcionado thiago
    Então não posso assistir um programa e deixar gravando outro no meu aparelho etrs35?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mesmo receptor, não. Só o receptor DVR com 2 sintonizadores de sinal que pode gravar 2 programas ao mesmo tempo.

      Excluir
    2. Posso usar o pen drive normalmente se eu não quiser mais usar no aparelho? A tv precisa estar ligada pra gravar ou pode ser em standby?

      Excluir
    3. Posso usar o pen drive normalmente se eu não quiser usar mais no aparelho? A gravação pode ser feita com a tv em stanby?

      Excluir
    4. Pode usar o Pendrive normalmente se tiver espaço disponível. Só não pode é excluir o arquivo de extensão .STR que tem nas gravações do receptor Oi TV que são salvas no pendrive e não pode ser lido e nem excluído pelo computador.

      Pode gravar inclusive com a TV desligada da tomada, já que quem faz as gravações e deve permanecer ligado na energia elétrica, é o receptor Oi TV e não a televisão.

      Excluir
  2. Ola Thiago. Tenho o pacote OI TV MIX HD com o receptor ETRS35 que já está atualizado para a versão 114. Ontem liguei na central para ativar o PenVR, porém disseram que não era possível ativar este serviço em meu pacote/aparelho. Achei estranho não ativarem, pois o receptor é apto para isso (ETRS35), você sabe se isso procede? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, não procede porque os receptores Oi TV Livre ETRS35 como o meu, pode sim ser habilitado o PenVR por R$10,00 mensais se o aparelho estiver na versão 114. Deve ter sido falta de conhecimento da atendente ter dito isso.

      Excluir
  3. Com relação ao pen drive, gostaria de saber se ele continua a funcionar normal no computador ou se ele vira "escravo" do aparelho. Ouvi falar que depois de usar no aparelho o pc não reconhece mais o pen drive. É verdade ou só boato mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pendrive funciona normal no computador. Só não é possível, ler, copiar, mover ou excluir o arquivo com extensão .STR das gravações do receptor Oi TV usando o computador.

      Excluir
  4. Thiago, na gravação agendada o aparelho pode ficar em standby que ele liga automaticamente no horário da gravação? Ou terá que ficar ligado sempre até dar o horário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O receptor grava no horário programado em standby. A luz do visor dele continua vermelha, mas ele efetua a gravação se o pendrive estiver plugado corretamente na entrada USB.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Desde que vc assine um pacote opcional como HBO, Telecine ou Futebol (Premiere).

      Excluir
  6. Estou em dúvida entre comprar um pen drive de 32 ou de 64 gb. O de 32 grava quantas horas, mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que informaram um arquivo de um filme de 2 horas tem de 2 a 4 gb dependendo se é SD ou HD. Fazendo a conta para um pendrive de 64 de 32 em HD a 64 horas se for SD. Tá melhor investir um um HD externo de 1 TB.

      Excluir
  7. Tenho isso ai e não consigo gravar. Ja troquei os pendrives e nada. e os atendentes da oi tv não sabem dar uma solução.

    ResponderExcluir
  8. Tenho o pvr da Oi Tv, só q a atendente falou que só poderia ser usado pen drive. As gravações tão muito ruins (travando). Pode me dar uma dica de como resolver? Obrigada, Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque de Pendrive. Dê preferencia aos pen drives de maior capacidade (de 32GB ou 64GB) e que seja de uma marca confiável. Eu estou usando um pendrive da Sandisk de 64GB e está funcionando bem sem travar no receptor Elsys ETRS35.

      Excluir
  9. Thiago, posso utilizar um HD Externo? Ele precisa ter alimentação externa? Qual a capacidade? Gravo no pendrive e a reprodução fica travando a imagem.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Depende de do HD externo. Alguns precisam de alimentação externa e outros não. Verifique no HD externo que vc pretende usar, se ele funciona apenas pela alimentação USB.

      Excluir
  10. Qual formato uso no pendrive / hdd ? Ele não recomhece nem meu pen drive e nem meu hd externo , Pede pra tirar e botar de novo mas nada acontece, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema de arquivos que estou usando no meu Pendrive de 64GB é NTFS. tenta formatar seu HD externo usando o sistema de arquivos NTFS. Se mesmo assim, o receptor não estiver reconhecendo o HD externo, troque por outro com capacidade de no máximo 1 terabyte e que seja de uma marca conhecida.

      Excluir
    2. Qual a marca do HD externo que eu possa comprar

      Excluir
  11. Tenho um Dvr mas já está com a memória quase cheia . Será posso gravar nele com um pendrive ou HD externo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta gravar pra ver se o receptor Oi TV aceita.

      Excluir
    2. Acho que o modelo do meu receptor é dec ds174 . Pode ser habilitado nele essa função? Tenho oi tv mix

      Excluir
    3. Então vc conseguiu gravar no DVR com unidade externa?

      Excluir
  12. Acho q o meu receptor é o Dec ds174. Pode ser habilitado nele essa função?

    ResponderExcluir
  13. Amigo. Se eu locar um filme pela oifilmes, tem como gravar ele tambem ?

    ResponderExcluir
  14. Olá, vc sabe dizer se a com o plano DVR a extensão do arquivo continua sendo STR ou essa extensão é apenas no PenVr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder porque não tenho o receptor DVR. Tenho apenas o PenVR.

      Excluir
  15. Ok, se vc conhecer alguém que tenha me avisa aqui. Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Quais são esses canais internacionais contratados por R$ 10,00 que vem junto o PenVR grátis?

    ResponderExcluir
  17. Oi! Sempre gravo meus programas normalmente no receptor oi hdtv sempre cm o mesmo pen estive, após assistir eu sempre excluo no próprio parelho liberar memória, mas hoje quando eu estava assistindo um programa gravado, do nada foi interrompido e o pen drive não abre mais no aparelho. Eu coloco o pen drive no aparelho e não acontece nada. Já testei no PC e está funcionando normalmente. O que será q aconteceu?

    ResponderExcluir
  18. Se alguém puder me ajudar. Sempre que programo a gravação de um programa ele não grava. Ao reproduzir o conteúdo a tela simplesmente fica toda preta e não reproduz nada, mesmo com o arquivo existente no pendrive. O que pode estar acontecendo? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Velocidade do pen drive deve ser qual tenho um ele grava mais a imagem fica congelando ele e de 64 gb meu decodificador e modelo technicolor zapper DSI724

    ResponderExcluir
  20. Se eu desligar o aparelho a gravação continua?

    ResponderExcluir
  21. Thiago eu gostaria de saber qual o HD externo o tipo da marca recomendaria pra mim utiliza

    ResponderExcluir
  22. Boa noite meu amigo. Então não posso passar o conteúdo gravado para o computador?

    ResponderExcluir
  23. Tem como eu grava só com o recpetor ligado?e a Tv desligada?

    ResponderExcluir
  24. Tem como eu grava só com o recpetor ligado?e a Tv desligada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema. Tv e receptor podem estar desligados, desde que estejam ligados na energia

      Excluir
  25. Ontem eu gravei um programa utilizando a opção de gravação por horário.
    Hoje de manhã eu vi que estava gravado, tudo ok.
    Mas agora à noite fui procurar a gravação e ela não está mais no pen drive.
    Outros programas que eu já havia gravado permaneceram inalterados.
    Será que existe a possibilidade de alguma gravação feita hoje por agendamento ter sobreposto esse outro programa?

    ResponderExcluir
  26. Sobre o problema que eu relatei, aparentemente existe alguma relação com proteger a gravação com senha.
    Uma gravação que eu fiz no dia 16/3 e coloquei a proteção pouco tempo depois de gravar, permaneceu intacta até ontem (27/3) quando, então, eu optei por deletar o arquivo.
    Já outras gravações que eu esqueci de colocar senha, simplesmente sumiram do pen drive em menos de 24 horas, sem qualquer motivo aparente.

    Outra coisa que eu percebi é que, após o espaço livre no pen drive ter se aproximado de 10% pela primeira vez, não importa o que eu faça com ele, sempre aparece na tela da tv a mensagem informando "Espaço insuficiente no disco. Apague gravações antigas."

    ResponderExcluir
  27. As gravações que sumiram podem estar consumindo muito espaço ainda ! Se simplesmente sumiram é por que o aparelho não está lendo elas e não por que foram deletadas, isso explica a falta de memória.

    Já sobre o por que disso não sei, aqui não uso senha e não some nada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem