Ligações de Voz no Whatsapp Está Disponível Para Todos

Finalmente consegui ativar as ligações de voz no Whatsapp. Quem quiser de fato ativar as chamadas de voz no Whatsapp, tem que baixar a versão mais recente do aplicativo que acabou de sair no site oficial. O endereço é o seguinte:


A versão mais recente do Whatsapp no momento, é a 2.12.19. Pelo que eu sei, só tá disponível no site oficial deles no link acima e somente para smartphones android. Em breve ela deverá estar disponível na Play Store e compatível com todos os sistemas operacionais.

Para instalar o Whatsapp a partir do site oficial, é preciso marcar em seu Smartphone, a instalação de aplicativos a partir de fontes desconhecidas. Essa opção, costuma ficar dentro do menu configuração, segurança. Pode instalar sem medo que o link acima é do site oficial. Depois de atualizar o Whatsapp, recomendo que você vá lá nas configurações de segurança e desmarque a instalação a partir de fontes desconhecidas pro celular não ficar vulnerável a vírus.

Até que enfim, acabou os testes das chamadas de voz no Whatsapp. Aquela história de ter que receber uma ligação de quem já tinha o recurso disponível, tava enchendo o saco. Muita gente estava dando o número de seu Whatsapp a desconhecidos na internet só pra ter o recurso ativado. Com o alvoroço que tudo isso tava causando nos usuários, tinha até golpista querendo se dar bem por conta disso criando falsas mensagens de que a pessoa tinha que fazer determinadas atividades para ter o recurso ativado.

E agora? Como vai ficar a vida das operadoras de telefonia que já acabaram com a redução de velocidade na internet móvel por causa do Whatsapp? Tá rolando alguns boatos que empresas de telefonia em todo o mundo estão dando um jeito de bloquear o Voip temendo uma grande perda de receita por conta das ligações de voz no Whatsapp. Será que isso vai acontecer aqui no Brasil?

Pra falar a verdade, se tratando de ligações locais de uma mesma operadora, a perda de receita não deverá ser grande para as empresas de telefonia, já que elas concedem bônus aos usuários quando a ligação é dentro da mesma operadora. Nesse caso, acho que a vantagem do cliente é ligar via operadora, considerando que o preço da ligação é bem baixo e quem for receber a ligação, não paga nada e não vai precisar estar conectado a internet.

O problema maior para as operadoras de telefonia, é no tipo de ligação para outras operadoras seja local, DDD, internacional e quando o cliente estiver em Roaming seja nacional ou internacional na qual ele paga bem mais caro pela ligação e paga também para receber ligações. Roaming, é quando o celular está fora do DDD de registro. Geralmente na condição de Roaming, o cliente não pode usar os Bônus da operadora para ligar, principalmente se o cliente for pré-pago. Nesse caso, o Whatsapp é uma excelente opção.

A conclusão que temos é que nos tipos de ligações descritas no parágrafo anterior, é que as operadoras de telefonia vão levar um prejuízo danado para o Whatsapp se nada for feito. Como essas multinacionais são bem espertas, já já elas vão dar uma rasteira em nós clientes, como por exemplo, bloqueando as ligações Voip na internet móvel ou então limitar o uso de internet móvel ao DDD de origem do celular assim como acontece nas ligações para cobrar um preço maior pra quem quiser ter internet móvel no celular em qualquer lugar.

Só sei de uma coisa: Vamos aproveitar as ligações de voz de graça no Whatsapp enquanto podemos, porque daqui há um tempo, essa alegria deve diminuir ou até mesmo acabar. Veremos o que de fato vai acontecer...

chamadas de voz whatsapp

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem