Tablets e Smartphones Importados da China x Nacionais

Vamos falar hoje de uma questão um pouco polêmica que é a dúvida que temos na hora de comprar um tablet, smartphone, celular ou qualquer outro aparelho eletrônico importado da China levando em consideração que os preços desses produtos nacionais de marcas famosas aqui no Brasil é bastante elevado, isso por conta da alta taxa de impostos que existe em produtos eletrônicos.
 
Eu por exemplo, tenho o smartphone da Genesis modelo GP505 (quase comprei o GP501-S2) que tem uma boa configuração como a resolução de tela, processador dual core, GPS, wifi, 3G, suporte para dois chips, TV Digital e etc. A marca Genesis não é exatamente uma marca chinesa. Ela é uma marca original de tablets e smartphones que tem sede no Paraguai. Vejam aqui o artigo que eu escrevi do Genesis GP505.
 
Comprei esse aparelho pelo fato de ser de uma marca autêntica (não é produto xing-ling da China) e pelo bom custo/benefício que ele oferece. Afinal de contas, esse Genesis não é um celular caro já que me custou R$450,00 no mercado livre, mas não é um produto nacional já que não conta com a homologação da Anatel apesar de que já existem aparelhos da Genesis homologado na Anatel.
 
Mas a questão é se vale mesmo a pena comprar um produto desses importado. Já pensou na questão da garantia e suporte do produto. Nem sei o que fazer se esse Genesis que eu tenho der algum problema algum dia. Acho que encostaria ele em algum canto e compraria um outro smartphone nacional do que tentar levar ele no Paraguai para que a Genesis consertasse.
 
imagem tablet genesis gt7220s pretoHoje em dia, existe uma infinidade de aparelhos eletrônicos importados que podemos comprar, e um dos lugares mais comuns de se comprar aparelhos importados é no site aliexpress ou mesmo no mercado livre. Mas, o que aconteceria com o Brasil se todo mundo pensar em importar produtos do que comprar os nacionais que tem por aqui? Isso mesmo, geraria um grande desequilíbrio na economia do País (como a balança comercial) gerando desemprego para muitos trabalhadores e empurraria a cotação do dólar para cima, justamente para desestimular a importação.
 
Só que o que eu quero mostrar nesse artigo não é só os efeitos que a importação gera no Brasil e sim um alerta para que possamos pensar bem se aquele tablet, ou smartphone chinês que desejamos é mesmo melhor do que um nacional LG, Samsung, Motorola, Nokia com suporte e garantia de fábrica contra defeitos. Já imaginou se um produto chinês desse explode na sua mão ou no caso de um celular ou smartphone, explode no seu ouvido?
 
Eu sei que muitos vão falar que não tem condição de comprar um tablet ou smartphone de marcas famosas ou que os nacionais baratos não contam com muitos recursos. Pra falar a verdade, eu me encaixo nesse perfil e pensei exatamente assim.
 
Só que depois que compramos os aparelhos importados é que vemos os pontos fracos dele principalmente se der defeito ou ele tiver muitos bugs. Mas aí vão falar: Os nacionais também tem bugs e custam caro. E eu digo: Mas os nacionais tem suporte para que os fabricantes possam melhorar o que estiver errado, coisa que muitos aparelhos importados da China não oferece.
 
Claro que é da opinião de cada um decidir se quer mesmo comprar um produto importado, mas eu sempre digo que tenham cautela. Não devemos jogar nosso dinheiro fora comprando um produto importado de qualidade duvidosa que pode durar muito pouco e aí precisaríamos de mais dinheiro para comprar um nacional de boa qualidade.
 
Lembre-se: A Anatel promete bloquear celulares, smartphones e tablets que não estiverem homologados. Eu mesmo já estou pensando que posso ficar sem o meu Genesis se esse bloqueio de fato acontecer um dia.
 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem