Esquemas de Pirâmide Financeira: 9 Argumentos Para Tentar Te Enganar. Previna-se!

Pelo que andei lendo nos últimos dias, parece que várias "empresas" estão aplicando o velho golpe da pirâmide financeira ou esquema Ponzi. Infelizmente a internet brasileira está virando uma febre de esquemas fraudulentos e a população sendo iludida acreditando em dinheiro fácil e rápido.

Gente, por favor, dinheiro fácil não existe!!! Todos os esquemas de pirâmide financeira, acabam dentro de algum tempo seja fechado pela justiça ou porque entrou em colapso por não ter mais gente suficiente entrando no esquema.

 Hoje navegando no blog do Dani Edson, li um artigo alertando para as 9 Falácias Usadas Pelos Esquemas de Pirâmide Financeira. Concordei em tudo que ele falou e resolvi escrever sobre esse artigo aqui no meu blog para alertar cada vez mais pessoas a não cair nessa armadilha. Todos os esquemas de pirâmide, vão tentar te enganar e vão lhe persuadir com vários argumentos de que o negócio deles é legal para você enfiar o seu suado dinheirinho e nunca mais ver esse dinheiro ficando no prejuízo. Para que você não caia nesses argumentos, vamos a eles:

1)“É uma empresa legalmente constituída com sede própria e CNPJ”
Isso não quer dizer nada. Qualquer empresa pode abrir um CNPJ e ter sede própria que mesmo assim pode ser um golpe. Existem várias empresas que aplicava golpes financeiros que tinham CNPJ e sede própria. basta você fazer uma pesquisa para se certificar disso.

2)“Não é pirâmide porque tem um produto sendo comercializado”
Geralmente, as empresas que praticam o golpe da pirâmide financeira, criam um produto para camuflar o esquema de pirâmide e assim não ser de cara caracterizada como pirâmide, mas é só observar qual é a verdadeira fonte dos pagamentos dos associados para ver que é um esquema ilegal.

3)“Essa empresa está pagando todo mundo direitinho!”
É o mínimo que a empresa pode fazer. Quem entraria em um negócio na qual a empresa não está pagando ninguém? Isso na verdade, faz parte da estratégia para atrair mais gente a entrar no esquema, só que vai ter uma hora que tudo vai afundar deixando a grande maioria que entrou por último, no prejuízo.

4)“A empresa faz anúncios na TV”
As redes de televisão estão preocupadas em FATURAR. Não cabe a elas ficar investigando se a empresa que quer ser anunciada é legal ou não.

5)“Um jornalista/apresentador/ator/artista famoso promove esta empresa”
Essa pessoa famosa também não ficou investigando se a empresa é legal ou não. Geralmente, as celebridades, são pagas para promoverem as empresas. O que importa para elas, é o cachê que estão recebendo para promover a empresa.

6)“Temos advogados/promotores/policiais/etc participando deste negócio”
Novamente, isso não torna um esquema fraudulento legal. Essas pessoas também podem ter sido enganadas pelo esquema.

7)“Essa empresa fez parceria comercial com TAIS grandes empresas”
O fato de uma empresa fazer parceria com outras grandes empresas não significa automaticamente que essa empresa é legal e honesta. As empresas visam LUCROS. Se uma empresa oferece uma parceria LUCRATIVA a outra empresa, geralmente essa outra empresa aceita. Ela provavelmente não vai abrir uma investigação para saber se a outra empresa está agindo dentro da lei ou não.

8)“Milhares de pessoas estão participando”
Todo mundo quer ganhar dinheiro sem esforço, então é normal que um esquema desse tipo atraia mesmo milhares de pessoas. Muitas dessas pessoas são ingênuas que acham que vão ganhar um dinheiro fácil de forma rápida. Outras, são espertalhões que se aproveitam da ingenuidade da maioria para ganhar dinheiro de forma ilegal não se importando se a maioria vai ficar no prejuízo. Esses gurus espertalhões, são os piores tipos de gente que existe. Merecem ir para a cadeia junto com os criadores das pirâmides.

9)“Essa empresa recolhe todos os impostos”
E daí? A função da Receita Federal é recolher os impostos das empresas e pessoas físicas. Não é competência da Receita Federal investigar se a empresa é legal ou não é. Quem tem competência para investigar a legalidade das atividades de uma empresa é o Ministério da Justiça, o Ministério Público e a Polícia.

Portanto meu amigo(a), não acredite nesses argumentos achando que tais empresas são legais porque podem ser fraudes. Veja o artigo original no blog do Dani Edson

1 Comentários

  1. Depois de tanto discutir com esse pessoal que adere a pirâmides, tenho impressão que uns 99% deles sabe que isso é crime. Continua no esquema por ganância e maldade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem