O que é Taxa de Download, Upload, Servidor, Ping e Número de IP

Você que é novato em internet e esteja navegando, talvez tenha algumas dúvidas a respeito do funcionamento da internet em geral. Por acaso você sabe o que é download, upload, servidor, ping, número de IP e para que esses termos servem? Se você não sabe, eu vou explicar como funciona cada item começando pelo download e upload que é o que a internet faz o tempo todo quando estamos navegando.

1) Download: Acontece quando o computador está  recebendo dados da internet. Exemplo: ao acessar um site, primeiro enviamos a informação de que queremos acessar aquele site para um SERVIDOR e depois o servidor retorna a informação com os dados daquele site. Quando estamos baixando algum arquivo para o nosso computador, estamos recebendo dados, portanto, fazendo um download na qual a velocidade pode variar dependendo da velocidade de sua internet e da velocidade de upload do servidor de onde está o arquivo.

2) Upload: Acontece quando estamos enviando dados do nosso computador, para a internet. É o caminho inverso do download. Geralmente, a velocidade de upload da internet, é bem menor do que a de download. Isso acontece muito aqui no Brasil onde uma internet de 1 megabit, faz downloads a velocidade média de 125 kbytes por segundo (kbps) e o upload, costuma ser uns 20% da velocidade de download, cerca de 30 kbytes por segundo (kbps).

3) Servidor: É o intermediário entre o download e o upload, ou seja, o que faz a ligação do nosso computador, ao site que queremos acessar. É importante ressaltar que cada site tem um servidor específico na qual estão armazenados as suas informações. Portanto, ao navegar na internet em diferentes sites, na verdade estamos acessando diferentes servidores que contém as informações desses sites. Se por acaso algum site não funcionar e outros sites estiverem normais, muito provavelmente é porque o SERVIDOR desse site pode estar com problemas ou em manutenção.

4) Ping: É a taxa que mede o tempo de resposta e estabilidade da internet. Quanto MENOR for o ping da internet, MELHOR será a conexão. Nos testadores de velocidade de internet, o ping costuma ser medido em metros por segundo (m/s). Eu particularmente considero um ping de 50 m/s, uma boa conexão. Você pode testar a sua intenet e ver se o seu ping está mais ou menos nesse nível. Recomendo o site: www.minhaconexao.com.br

5) Número de IP: É um número que é atribuído quando você se conecta a internet. É como se fosse o número de sua identidade na web, que nesse caso, é o número que identifica o seu computador na internet. O IP pode ser fixo ou dinâmico. Se for fixo, esse número será sempre igual mesmo que você se desconecte e reconecte de novo na internet. Se for dinâmico, esse número mudará toda vez que você se conectar na internet. Isso costuma acontecer com internet do tipo Velox na qual um número diferente de IP é atribuído toda vez que o modem é reiniciado ou religado na tomada.

Espero que eu tenha tirado algumas dúvidas a respeito do funcionamento em geral da internet. Pode parecer noções bem básicas de internet, mas muita gente não sabe o que são os termos que eu expliquei nesse post. Portanto, acho que foi de grande ajuda esse post para quem tinha essas dúvidas.

5 Comentários

  1. Me chamo Paulo César.
    Valeu! Foi muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Metro por segundo, não, companheiro...
    ms = milisegundos (um segundo dividido por mil)! :)
    O ping nada mais é do que o tempo de envio e recebimento de pacotes através da rede.

    ResponderExcluir
  3. com uma velocidade de download de 3 mg qual e a velocidade ideal para o ping e upload

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que o ping não seja superior a 50ms. Já a taxa de upload, deverá ser no mínimo, 512kbps.

      Excluir
    2. Amigos, nós temos um grande problema neste meio.Nós talvez saberemos calcular e comprar de acordo com a demanda. Mas não temos quem nos entrega a quantidade e qualidade de acordo com o comprado ou o negociado. E estas ocorrências de defasagem em qualidade não causam danos direto ao seu patrimônio mas indigna o consumidor. Certo? Aqui faço um contra-ponto, usando também um objeto invisível, que é a energia elétrica. A tensão (volts) não estando de acordo com a recomendação do motor, o dano material será imediato! Portanto deveremos exigir que as operadoras de internet também honram seu compromisso. Mas não sei se há órgão fiscalizador!

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem